Since December 25th, 2010

Translate

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

"GameOver"

Entre 2005 e 2009, os lucros da GameStop, aumentaram de 61 milhões de dólares para 398 milhões de dólares e a receita subiu de 1,8 mil milhões de dólares para quase 9 mil milhões de dólares. O título valorizou 600% de 2005 a 2007. Seguiu-se um período de quase dez anos de estabilização das receitas, dos lucros e da cotação. Todavia, desde 2018 as vendas, as margens e o EBTIDA descem, a empresa acumula prejuízos há três exercícios consecutivos, e a cotação caiu dos 45 dólares em 2015 para 3,5 dólares em fevereiro de 2020, antes da pandemia. No entanto, investidores de retalho, impelidos pelos fóruns e redes sociais, querem suspender a correlação habitual e secular entre o desempenho de uma empresa e a sua cotação. 

No início do ano, a GameStop transacionava diariamente cerca de 6 milhões de ações e cotava nos 19 dólares. O capital social da GameStop é de 69,75 milhões de ações e a empresa de videojogos tem negociado diariamente em bolsa mais do que o seu capital. No dia 22 de janeiro, o volume transacionado chegou a quase 200 milhões de ações, cerca de três vezes o número de ações da empresa. A cotação mais alta foi alcançada a 28 de janeiro nos 483 dólares por ação, uma capitalização de 34 mil milhões de dólares.

O “Efeito Reddit” está para lá da GameStop. Apesar de a subida de algumas ações desafiarem o discernimento de Wall Street, estão longe de preocupar. De um lado, muitos investidores de retalho compram “opções de compra” para alavancarem as suas posições, acompanhados por “hedge funds” que aproveitam para ganhar dinheiro e tirar alguns concorrentes do mercado, e do outro lado alguns “hedge funds” encerram as suas posições curtas, para limitarem as perdas, impulsionando ainda mais a subida dos títulos e o volume de ações transacionadas. No final, haverá poucos prejuízos de Wall Street e muitos prejuízos dos investidores de retalho.

A Tesla, outra ação fortemente vendida a descoberto entre investidores profissionais, causou aos vendedores a descoberto perdas de 245 mil milhões de dólares em 2020, dez vezes superiores às da GameStop, mas Wall Street não colapsou.
Quando o Nasdaq atingiu o mínimo em outubro de 2002, cerca de 6,2 biliões de dólares em riqueza familiar haviam eclipsado, de acordo com Amir Sufi, professor da Universidade de Chicago. A crise financeira de 2008, entretanto, fez desaparecer 16,4 biliões de dólares das famílias norte-americanas pela combinação de perdas no mercado de ações e queda do valor da casa, de acordo com a FED.

Em 2008, a Volkswagen tornou-se brevemente a empresa mais valiosa do mundo. A fabricante de automóveis era alvo de posições vendedoras devido ao seu elevado endividamento. Quando a Porsche anunciou que iria aumentar a sua participação, os vendedores a descoberto entraram em pânico, encerraram as posições curtas, num forte movimento de “short squeeze”, impulsionando o volume transacionado e a cotação acima dos 1000 euros.

Há uma diferença entre comprar e investir. A GameStop permanece com as mesmas dificuldades financeiras porque os investidores do fórum WallStreetBetts não investiram na empresa, apenas compraram ações. Compraram algo, mas não reabilitaram algo. Se os pequenos investidores acompanhassem um aumento de capital da GameStop, com o intuito de remodelar o conceito de lojas físicas e dar maior preponderância à digitalização, a empresa não seria alvo de tanta pressão vendedora. As posições curtas na GameStop chegaram aos 140% do seu capital social, só possível porque o “Naked Short Selling” (vender ações sem as ter) é permitido nos EUA. Atualmente, as posições curtas abertas equivalem a 40%.

A compra concertada de empresas, algumas em dificuldades financeiras, e a multiplicação de fóruns sobre mercados financeiros costumam ser uma realidade que aparece em ciclos mais maduros, como aconteceu um ou dois anos, em 1998 e 1999, antes de a bolha das dotcoms implodir. Todavia, o atual suporte dos bancos centrais e a aceleração da quarta revolução industrial parecem afastar a teoria de fim de ciclo.


VIDA ECONÓMICA   | 05-02-2021 | PAG 29

PAULO ROSA 

 

Economista Sénior do Banco Carregosa



Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores

Economista

A minha foto
Naturalidade Angolana
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.