Since December 25th, 2010

Translate

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Ciclo económico e correlação entre ações e obrigações

Há uma perceção generalizada de que quando o valor das obrigações sobe, as ações normalmente desvalorizam e vice-versa. No entanto, uma correlação positiva ou uma relação inversa entre a evolução dos preços das ações e das obrigações depende muito da fase do ciclo económico, refletida quer pelo grau de crescimento económico, quer pelo nível de inflação. Poderemos, então, definir quatro diferentes fases.


Atualmente, a economia encontra-se numa fase inflacionista e de fraco crescimento económico, ou seja, um cenário de quase estagflação, afastado apenas pela taxa de desemprego baixa e pela resiliência do mercado de trabalho. Nesta fase os bancos centrais aumentam as taxas de juro, tentando travar a elevada inflação. As obrigações são penalizadas pela alta dos juros e as ações, sobretudo aquelas mais sensíveis às taxas de juro, apresentam também um desempenho desfavorável, refletindo, assim, a atual correlação positiva e direta entre a evolução das obrigações e das ações. Desde o início do ano as obrigações e ações desvalorizam significativamente, apresentando em conjunto um dos piores desempenhos dos últimos 50 anos.


Uma outra fase é definida pelo forte crescimento e pela elevada inflação. Neste estágio, a tendência de alta das taxas de juro, para refrear as pressões inflacionistas, penaliza as obrigações, mas as ações tendem a refletir um desempenho favorável diante da robusta atividade económica e das perspetivas de melhores receitas e lucros para as empresas. Por isso, numa fase com estas características, a correlação entre a ações e obrigações é habitualmente negativa.


Numa terceira fase, marcada pelo fraco crescimento económico e pela inflação baixa, as obrigações tendem a mostrar-se resilientes e a valorizar, nomeadamente as soberanas, devido à postura monetária expansionista dos bancos centrais, refletida na redução das taxas de juro para impulsionar a atividade económica. Todavia, as ações tendem a ser penalizadas pela fraca atividade económica ou mesmo recessão, prejudicando também as obrigações das empresas.


Numa quarta e última fase, caracterizada por baixa inflação e forte crescimento económico, as ações tendem a registar um desempenho melhor, espelhando uma atividade económica mais robusta. No entanto, a baixa inflação é acompanhada pela manutenção das taxas de juro em níveis baixos, penalizando as obrigações com risco taxa de juro. Contudo, poder-se-á observar alguma valorização das obrigações, ganhos mais concentrados nas obrigações de empresas, devido ao menor risco de crédito determinado pelo crescimento económico e melhor ambiente para a atividade das empresas. Esta conjuntura de baixa inflação e de elevado crescimento é das mais favoráveis para as ações.


Em momentos de incerteza e volatilidade nos mercados acionistas, as obrigações tendem a ser um porto seguro e a correlação negativa é uma realidade, dando lugar à valorização das obrigações e queda dos preços das ações, fenómeno conhecido por ”flight-to-quality”. No entanto, se a incerteza e a volatilidade nos mercados financeiros forem extremas, como aconteceu em outubro de 2008 e em março de 2020, então a desvalorização em simultâneo de ações e obrigações, bem como de metais e de produtos agrícolas, é uma realidade, apresentando-se o dólar americano como um dos poucos ativos de refúgio, caracterizado pela preferência por liquidez. 


É importante olhar de forma desagregada para cada classe de ativos. Por exemplo, ações de crescimento e de valor tendem a apresentar desempenhos diferentes em cada fase do ciclo económico. Também nas obrigações deveremos olhar de maneira diferente para o soberano e para o “corporate”, bem como para os “ratings” melhores ou mais fracos (“investiment grade” ou “high yield”), risco de crédito, risco de taxa de juro e risco de liquidez.


Em suma, e regressando ao momento atual da economia, uma descida da inflação nos próximos meses reduziria o risco de taxa de juro e impulsionaria as obrigações, mais as soberanas com melhores “ratings”, mas também as obrigações de empresas de qualidade. As ações também tenderiam a registar um desempenho melhor, diante de uma menor inflação, sobretudo aquelas mais sensíveis às taxas de juro. Ou seja, com a diminuição da inflação e consequente baixa dos juros, os títulos com maior “duration”, mais sensíveis aos juros, tendem a registar um comportamento positivo. Mais crescimento económico seria positivo para as ações em geral e para as obrigações com risco de crédito.

PMR in VE 2/11/2022







Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores

Economista

A minha foto
Naturalidade Angolana
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.