Since December 25th, 2010

Translate

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Contagem decrescente para reunião da Fed

Época de resultados penaliza bolsas e quebra ciclo de máximos históricos nos principais índices norte-americanos. Investidores preocupados com a época de resultados.

PAULO ROSA, Jornal Económico, 19 julho 2019 

A Netflix foi significativamente penalizada em bolsa depois de ter anunciado uma quebra do número de assinantes. No segundo trimestre, a empresa obteve um lucro líquido de 271 milhões de dólares que compara com os 384 milhões de dólares no mesmo período do ano passado.

As tecnológicas europeias registaram esta semana mínimos de 19 de junho, penalizadas pela alemã SAP, a maior empresa de software do velho continente, que emitiu um profit warníng, referindo que só espera melhorias nas margens no próximo ano, e reportou uma queda de 21% nos resultados operacionais no segundo trimestre.

O Bank of America reportou resultados melhor que o esperado, 0,74 dólares/acção contra 0,71 dólares/acção estimado e vendas também acima do esperado, que contrabalançaram o desempenho das bolsas perante os fracos resultados apresentados pela Netflix.

O mercado segue em contagem decrescente para o 'dia D', 31 julho, de 'Descida' da taxa de juro de referência da Reserva Federal norte- -americana em pelo menos 0,25 pontos percentuais, segundo os futuros negociados na bolsa de derivados de Chicago. De acordo com os dados da Reserva Federal de Nova Iorque e Cleveland, que verificam os diferenciais das yields das T-Bonds e das T-Bills, a probabilidade de recessão económica nos próximos 12 meses tem aumentado, e isso justifica a orientação tomada pela Fed de encetar uma política monetária expansionista para evitar uma recessão.

Segundo a Fed de Nova Iorque, a curva de rendimentos mostra 33% de hipótese de recessão no próximo ano. As taxas de juro de longo "grosso modo" espelham as de curto prazo, do mercado monetário, acrescidas das expetativas da inflação. Em novembro de 2020 teremos eleições para a nova administração dos EUA, e existe uma evidência empírica de que em anos em que decorrem estes eventos, que resultem em transições ou não de governo, existe um acrescido aumento da probabilidade de recessão. Muito se conjuga para um hipotético abrandamento, estagnação ou mesmo recessão da economia americana.

O Estado português financiou- -se em 500 milhões de euros a seismeses com uma taxa negativa de 0.454% (comparável com emissão similar a 15 de maio em que a taxa havia sido de -0.396%) e mil milhões a 12 meses com uma taxa negativa de -0.431% (a 15 de maio a taxa tinha-se fixado em -0.37%).

As taxas de juro destas emissões já estão abaixo da remuneração dos depósitos por parte do Banco Central Europeu, de -0.40%, pelo que existe uma expetativa de descida desta taxa por parte do BCE.

CAMBIAL

RUPIA PAQUISTANESA

O Banco Central do Paquistão subiu as taxas de juro de referência da moeda de 12,25% para 13,25%. A esperada subida da inflação, perante o aumento do preço da energia, foi o principal motivo para esta decisão. A inflação deverá fixar-se entre os 11 % e 12% em 2020. No último ano e meio perdeu a moeda paquistanesa desvalorizou significativamente em relação ao dólar, das 100 rupias por cada dólar para 160 rupias no início deste mês de julho. A autoridade monetária do Paquistão procura também estancar a queda da rupia paquistanesa, que se encontra em mínimos históricos, tornando mais atrativa a sua remuneração.

COTADAS RESULTADOS

Os resultados do Danske Bank ficaram aquém do estimado. Os resultados da Volvo foram melhores que a média estimada estimada pelos analistas. A Novartis reportou um aumento significativo das vendas, um crescimento de dois dígitos no lucro operacional e lançou o Zolgensma e o Piqray no segundo trimestre. A farmacêutica Suíça melhorou o guidancepaxa. as vendas e para os lucros. A Ubisoft apresentou no primeiro trimestre uma queda de 18% nos valores de subscrições, em relação ao trimestre homólogo do ano passado, um total de 314.2 milhões de euros, mas acima do estimado pela empresa de "vídeo games" que era de 270 milhões de euros.

COMMODITIES FERRO

A cotação da tonelada do ferro, com uma média de 62% de pureza, entregue no porto de referência - Qingdao, na China - está em máximos de cinco anos e meio. Cota nos 120 dólares por tonelada, acima dos 80 dólares de há três meses. Os investidores estão mais focados na oferta que tem vindo a diminuir, nomeadamente da brasileira Vale, depois dos problemas em várias barragens. Também a australiana BHP e a anglo-australiana Rio Tinto prevêem diminuição de produção este ano. Apesar dos riscos de abrandamento económico, esperava-se que a procura diminuísse, o preço do ferro continua em alta, devido aos receios de uma menor oferta.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores

Economista

A minha foto
Naturalidade Angolana
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.