Since December 25th, 2010

Translate

sexta-feira, 8 de abril de 2022

24 de fevereiro: o antes e o depois

O primeiro trimestre do ano fica marcado pelo antes e pelo depois do dia 24 fevereiro. A invasão da Ucrânia pela Rússia e as, consequentes, repercussões económicas globais aceleraram a inflação e abrandaram o crescimento económico, aumentando os receios de uma estagflação. E se no início do ano havia um consenso, mais ou menos generalizado, de um melhor desempenho em 2022 da economia europeia face à norte-americana, nomeadamente no que concerne ao impacto da inflação, a guerra na Ucrânia reverteu esse sentimento inicial. As economias europeias, mais próximas do conflito e mais dependentes das matérias-primas russas, principalmente do gás natural, são das mais penalizadas a nível global.

A economia europeia havia abrandado significativamente no final do ano passado, penalizada pelas restrições impostas pelo ressurgimento da covid-19 e pelos gastos acrescidos em energia com a aproximação da estação mais fria do ano. Mas a esperada recuperação nos meses seguintes ao inverno foi gorada pelas implicações resultantes do conflito no leste europeu. Nas últimas semanas, as perspetivas económicas alemãs medidas pelo Ifo, a confiança do consumidor germânico evidenciada pelo GfK e o sentimento apresentado pelo ‘sentix’ da Zona Euro baixaram acentuadamente e regressaram a níveis de há dois anos, aquando do confinamento global ditado pela pandemia na primavera de 2020. 

Entretanto, o Banco Central Europeu reviu em alta a inflação na Zona Euro para 2022 de 3,2% para 5,1% e em baixa o crescimento económico de 4,2% para 3,7%, e procura, agora, enfrentar decididamente a elevada inflação, finalizando o programa de estímulos e aumentando as taxas de juro. Mas um dilema emerge: o de um forte abrandamento da economia, e a tentativa de um soft landing poderá redundar numa recessão. A inflação na Europa tem sido, em grande medida, impulsionada pela alta dos preços dos combustíveis fósseis, uma variável maioritariamente exógena e que subtrai riqueza ao PIB da Zona Euro, facto que retira eficácia às políticas monetárias contracionistas.

Também a Reserva Federal norte-americana reduziu de 4% para 2,8% o crescimento económico dos EUA para 2022, e aumentou as expetativas para inflação, medida pelo PCE, de 2,6% para 4,3%. Talvez os EUA estejam mais bem preparados do que há 50 anos, aquando do choque petrolífero da década de 70, para mitigar, ou mesmo evitar, uma estagflação porque a sua economia é, atualmente, autossuficiente em petróleo e gás natural. Um robusto mercado de trabalho norte-americano mostra uma economia resiliente, mas pressiona os salários. Em março, a taxa de desemprego desceu para 3,6%, o salário-hora aumentou 5,6% e as ofertas de emprego excedem, atualmente, em 1,8 vezes a procura, realidades que pressionam a inflação norte-americana. Nos EUA, além dos valores elevados da energia, os índices de preços são também impulsionados pelas rendas de casas, pelos salários e ainda por alguns, ainda resistentes, desfasamentos nas cadeias de abastecimentos, que podem regressar ou agudizar-se com as repercussões em cascata causadas pela guerra na Ucrânia.   

 Atualmente, a economia chinesa apresenta também debilidades visíveis. A atividade da indústria e dos serviços da segunda maior economia do mundo contraiu simultaneamente em março pela primeira vez desde o auge do surto de Covid-19 no país no início de 2020, aumentando a necessidade de mais intervenções políticas para estabilizar a economia. O Banco Popular da China (PBoC) procura estimular a sua economia através de uma política monetária expansionista, refletindo um desfasamento entre a economia chinesa e os outros três principais blocos económicos globais: o Japão, os EUA e a União Europeia. No início do ano, o PBoC desceu as suas taxas de juro diretoras, e fê-lo pela primeira vez desde abril de 2020, diminuindo também a taxa de reserva mínima legal ao longo do ano passado, no intuito de estimular a sua economia. A inflação chinesa permite essa postura e a variação homóloga do IPC foi de apenas 0,9% em março. O carvão representa 57% do seu mix energético primário e a China é quase autossuficiente neste hidrocarboneto. Entretanto, os EUA e a Europa debatem-se com uma elevada inflação e os seus bancos centrais procuram debelá-la com subidas de taxas de juro e uma redução do balanço. 

PMR In VE 6 de abril 2022



Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores

Economista

A minha foto
Naturalidade Angolana
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.