Since December 25th, 2010

Translate

terça-feira, 19 de abril de 2022

Guerra na Ucrânia invalida Bitcoin como reserva global de valor

A invasão da Ucrânia pela Rússia aumentou consideravelmente a incerteza e a volatilidade nos mercados. Nos momentos seguintes ao início da guerra, a procura por ativos de refúgio foi uma realidade. A cotação do ouro acelerou a valorização das semanas anteriores ao conflito, refletindo o seu cunho de reserva de valor, e as obrigações do tesouro das economias mais robustas apresentaram um bom desempenho, percecionadas pelos investidores como importantes portos seguros. A principal moeda global, o dólar, também valorizou como é habitual em alturas de menor liquidez. No entanto, a bitcoin (BTC) perdeu valor nas horas que se seguiram à invasão e acompanhou de perto a evolução do mercado acionista, fazendo jus à sua característica de ativo de risco. 

Uma guerra na Europa, em que um dos intervenientes, a par dos EUA, detém atualmente o maior arsenal nuclear do mundo, seria, talvez, um dos melhores testes para aferir a cabal reserva de valor de um determinado ativo. A invasão teve início por volta das 4 horas da manhã do dia 24 de fevereiro, 2h em Lisboa, e nas horas seguintes, a cotação dos futuros do S&P 500 desvalorizou 2,5% e a BTC caiu 8%, dos 37 mil dólares até aos 34300. Enquanto isso, o preço do ouro valorizou mais de 3%, dos 1913 até aos 1973 dólares por onça, o índice do dólar subiu quase 1,5%, de 96,40 até 97,70, o rendimento do tesouro norte-americano a 10 anos desceu de 1,97% para 1,85%, refletindo uma valorização dos títulos do governo dos EUA, e a ‘yield’ do bund alemão caiu de 0,23% para 0,12%. Como habitualmente, a dívida pública, o ouro e o dólar foram os verdadeiros ativos de refúgio perante a crescente incerteza de uma escalada da guerra. Também como habitualmente, a BTC comportou-se como um ativo de risco, evoluindo de forma semelhante ao mercado acionista, penalizada pelo movimento de ‘risk-off’. A exemplo, ao longo de 2018, a BTC desvalorizou 70%, aquando do primeiro, e único, ‘Quantitative Tightening’ da Reserva Federal dos EUA, ano em que o S&P 500 perdeu 8%, o pior desempenho desde 2008. A BTC retomou a tendência de alta na primavera de 2020, impulsionada pelas políticas monetárias expansionistas, como resposta à crise económica imposta pela covid-19, e intensificou a subida a partir de novembro, tal como o S&P 500, a espelhar a descoberta de vacinas eficazes contra a covid-19 e diante das boas perspetivas para a recuperação económica da crise ditada pela pandemia.

A agudização das sanções à Rússia no início de março, mais visíveis no fim de semana de 5 e 6 de março, nomeadamente ao petróleo e ao gás natural russos, culminando em 8 de março com a proibição de importações norte-americanas de combustíveis fósseis russos, impulsionou a cotação do ouro até ao máximo de 18 meses, nos 2070 dólares. Mas nesse mesmo período a BTC desceu 14% e o S&P 500 perdeu 230 pontos, ou seja, à volta de 5%. Durante a guerra na Ucrânia, o ouro tem-se mostrado uma plena reserva de valor, ao contrário da BTC.

Mas se a atual guerra na Ucrânia invalida a BTC como cabal reserva de valor global, ao nível regional e quando as alternativas financeiras diminuem, a BTC tende a mitigar as dificuldades monetárias que aparecem pelo caminho. O controlo de capitais na Ucrânia, com intuito de preservar alguma confiança e valor à economia de Kiev para financiar a guerra, e o aumento significativo das sanções ocidentais à Rússia, criaram dificuldades acrescidas aos povos e aos estados destes países, e as criptomoedas, tais como a BTC, terão acelerado a sua importância como reserva de valor e moeda de troca nestas geografias. Quanto maior forem as fragilidades dos sistemas financeiros em determinadas regiões, maior será a propensão para a adoção de criptomoedas nessas geografias, talvez mais a BTC que é deflacionista, em detrimento do Ethereum que permanece inflacionista, apesar da intensão dos desenvolvedores de quererem alterar o protocolo.

No Vietname, os entraves às remessas dos emigrantes, devido ao controlo de capitais, e a maior propensão ao risco dos vietnamitas, intensifica o uso da BTC. Os venezuelanos procuram a BTC para contornarem a inflação e a forte desvalorização da sua moeda. Excesso de burocracias, corrupção, défice crónico de liberdade, nomeadamente económica, carências de saúde e deficientes sistemas de educação, contribuem para economias alicerçadas em aparelhos produtivos desestruturados e hiperinflação, e, consequentemente, frágeis sistemas financeiros, deficientes sistemas bancários e moedas locais fracas que aumentam a propensão ao uso da BTC. Todavia, são a economia e o trabalho produtivo que criam uma moeda forte e a suportam no futuro…

PMR In VE 14 abril 2022





Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores

Economista

A minha foto
Naturalidade Angolana
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.