Since December 25th, 2010

Translate

sexta-feira, 1 de abril de 2022

Quo vadis, BCE?

A invasão da Ucrânia pela Rússia travou qualquer postura mais restritiva da política monetária do Banco Central Europeu (BCE) para refrear a inflação. A atual inflação na Zona Euro é resultado de um choque da oferta e os preços das energias respondem por mais de metade da subida da inflação na Zona Euro. Muito provavelmente, um aumento das taxas de juro não iria travar a procura rígida dos combustíveis fósseis e da eletricidade, e penalizaria o crescimento económico.

Numa altura de crescente receio de estagflação, ou seja, de estagnação económica associada a inflação elevada, o BCE deverá adiar a subida das taxas de juro, proteger a economia e permitir inflação acima do objetivo dos 2% por algum tempo. Mas as divergências no seio do banco central da Zona Euro podem aumentar entre aqueles que defendem uma política monetária mais restritiva no combate à inflação e os que advogam uma postura mais comprometida com o crescimento económico. A próxima reunião do BCE, no dia 10 de março, deverá evidenciar e aprofundar diferenças entre membros cuja postura é mais ‘hawkish’, mais firmes na redução da inflação, na subida das taxas de juro e normalização monetária, e aqueles que se mantêm ainda ‘dovish’, agora que a economia europeia pode desacelerar significativamente, em consequência da guerra na Ucrânia. A economia alemã contraiu 0,3% no último trimestre do ano passado, mas os números robustos da produção industrial em janeiro, divulgados na passada terça-feira, mostram como poderia ter sido a recuperação germânica ao longo deste ano. Todavia, a guerra na Ucrânia veio alterar tudo e se a economia alemã contrair novamente no presente trimestre, então entrará em recessão técnica. Perante este cenário, terá o BCE espaço para subir taxas de juro e normalizar gradualmente a sua política monetária? O BCE deverá preocupar-se mais com a economia e a estabilização dos mercados financeiros, abandonando temporariamente uma política monetária mais restritiva de combate à inflação.

Há apenas cinco semanas, a presidente do BCE, Christine Largarde, sinalizou que a prioridade do Banco Central seria mitigar qualquer efeito negativo da elevada inflação sobre a estabilidade financeira, ou seja, uma política monetária restritiva, um final antecipado das compras de ativos, seguido de aumentos das taxas de juros. Entretanto muita coisa mudou. A subida do preço do Brent de 30% e do gás natural em mais de 200%, nas últimas duas semanas, impulsionarão ainda mais a inflação no consumidor no curto prazo. O BCE deve considerar os riscos decorrentes de tensões crescentes nos mercados financeiros. Os spreads soberanos e os spreads de crédito aumentaram substancialmente. Ainda não recompostos da pandemia, os países mais endividados da Zona Euro estão mal posicionados para financiar medidas de alívio dos preços da energia. O BCE deverá, se necessário, limitar o alargamento dos spreads e suportar a coesão europeia. Os mercados acionistas na Europa desceram consideravelmente desde a invasão, nomeadamente as ações dos bancos com exposição à Rússia. O BCE poderá estender o prazo das operações de liquidez de longo prazo, os TLTRO, que expiram em junho, para suportar o sistema bancário.

As taxas de juro de longo prazo aliviaram desde o início da invasão da Ucrânia, no passado dia 24 de fevereiro. O rendimento do tesouro alemão a 2 anos caiu de (-0,33%) até (-0,75%), refletindo as expetativas dos investidores de manutenção das taxas de juro pelo BCE nos atuais níveis. Mas esta descida das ‘yields’ foi também resultado de uma postura defensiva dos investidores, procurando ativos de refúgio como os títulos do tesouro alemão. Nas últimas semanas, as taxas de juro de curto prazo, no mercado monetário, pararam as subidas. Perante a agudização do conflito no leste europeu, a normalização da política do BCE deverá ser adiada e dificilmente haverá subida dos juros pelo Banco Central da Zona Euro.

As atuais taxas de juro do BCE de referência e cedência de liquidez são 0% e 0,25%, respetivamente, desde 16 de março de 2016. A taxa juro referente à facilidade de depósitos é negativa de -0,50% desde 18 de setembro de 2019, remunerando negativamente os depósitos parqueados junto do BCE. É sobre esta taxa que existem probabilidades de subida de juros desde novembro do ano passado. Nos dias que antecederam a invasão da Ucrânia pela Rússia, eram esperadas cinco subidas de 10 pontos base no segundo semestre do ano, de -0,50% para 0%. Atualmente, são apenas duas, a primeira em setembro e a segunda em dezembro, de 10 pontos base cada de -0,50% para -0,30%.


Nota: Texto escrito a 9 de março




Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores

Economista

A minha foto
Naturalidade Angolana
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.