Since December 25th, 2010

Translate

terça-feira, 10 de julho de 2012

Benefícios de um Purgatório: O Primeiro Excedente Comercial em Democracia

O Banco de Portugal divulgou hoje que espera um excedente comercial já para este ano de 2012. Feito inédito em democracia.

E para o ano de 2013, o Banco de Portugal espera que a Balança de Transacções Correntes também já seja positiva.

Em suma, a nossa economia já não irá precisar de financiamento externo e passaremos a ser credores... Temos, ainda, a dívida acumulada para trás e para além disso as contas públicas necessitam de mais esforços para regressarem ao equilíbrio, que demorará anos...

Foi preciso recorrer à troika para termos o primeiro excedente comercial em democracia. Consumirmos menos do que aquilo que produzimos. Foi e continua a ser preciso purgar a economia portuguesa, para mais tarde recolher os benefícios deste purgatório. 

A troika dita regras e imposições. A troika dita metas a atingir. A troika dita meios e caminhos  que devem ser percorridos. A troika é uma ditadura? Não. Apenas se pauta pelo rigor e pela construção de alicerces robustos para um crescimento económico sustentável...  

Os denominados sacrifícios, apelidados de austeridade, não são mais que ajustamentos económicos que começam a dar os seus primeiros frutos e de muito boa qualidade.

A contracção do rendimento disponível levou os portugueses a comprarem menos produtos importados e também a retraírem-se no consumo interno, tendo as empresas portuguesas que procurar novas zonas geográficas para escoar os seus produtos, que antes vendiam em Portugal. Algumas empresas com dificuldades nos últimos anos e nomeadamente de há um ano a esta parte conseguiram sobreviver exportando para Angola, Brasil, etc. Ou seja a diminuição do rendimento disponível culminou na redução das importações e no aumento das exportações.

A austeridade e crescimento andam de mãos dadas e são face da mesma moeda.

Quanto aos sacrifícios, estes têm que ser distribuídos criteriosamente. As pessoas que têm emprego se receberem menos 10 ou 20% poderão continuar a sua vida, obviamente com dificuldades acrescidas bastante significativas e deverão refazer e reformular os seus gastos. Mas as pessoas que perdem o seu posto de trabalho, principalmente quando fecha uma empresa onde trabalham marido e mulher, o problema agudiza-se exponencialmente e urge resolver este flagelo, esta chaga da sociedade que dá pelo nome de desemprego. Os seres humanos não são números...

Paulo Monteiro Rosa, economista, 10 Julho de 2012

4 comentários:

  1. os salários na islândia mantiveram-se em termos nominais. Até podem ter aumentado... Mas em termos reais desceram mais de 30%.

    Uma desvalorização cambial é idêntica a uma desvalorização interna(corte) dos salários. O que interessa é o poder de compra do dinheiro que recebemos. São os salários reais...

    A economia islandesa contraiu mais de 20% e a moeda desvalorizou mais de 50% face ao euro.

    ResponderEliminar
  2. «Foi preciso recorrer à troika para termos o primeiro excedente comercial em democracia. Consumirmos menos do que aquilo que produzimos.»

    Por obséquio;

    À excepção dos anos de Guerra 1939-1944, em que anos obteve Portugal um excedente na sua Balança Comercial ?

    Antecipadamente agradecido pelo esclarecimento que me poder dar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Carlos Miguel Sousa,

      Só em 1951.

      Melhores cumprimentos,
      Paulo Rosa

      Eliminar
  3. Bom dia Carlos Miguel Sousa,

    Só em 1951.

    Melhores cumprimentos,
    Paulo Rosa

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Seguidores

Economista

A minha foto
Naturalidade Angolana
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.