Since December 25th, 2010

Translate

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O ABC dos Derivados

 A alavancagem permitida pelos derivados torna estes instrumentos muito populares entre os concorrentes do Jogo da Bolsa, em praticamente todas as edições.

Os derivados são instrumentos que têm subjacente a cotação de um activo (activo subjacente) e são negociados em bolsas, como os futuros, opções, warrants, onde existem câmaras de compensação ou em OTC [Over the Counter, "fora de balcão", isto é, em mercados não regulamentados], como os Credit Default Swaps [CDS], Contrats For Diference [CFD], Swaps, Forwards

No mercado de futuros, as partes assumem o compromisso de compra/venda de determinado activo, representada por contratos padrão para liquidação (física/financeira), numa data futura. Existe o ajuste diário do valor dos contratos. Esse mecanismo possibilita a liquidação financeira diária de lucros e prejuízos das posições, facilitando a troca de posições.

No mercado de opções, uma parte adquire o direito de comprar (opção de compra) ou vender (opção de venda) um activo, em determinada data, a um preço estipulado. A outra parte, em contrapartida, assume o dever de vender (opção de compra) ou comprar (opção de venda). Nos Warrants, os investidores apenas têm o direito de comprar ou vender e o emitente assume a obrigação.

Mas há instrumentos que são negociados fora dos mercados regulamentados (em OTC). Nos swaps, os investidores trocam uma rentabilidade por outra, com o intuito de proteger os activos perante a incerteza. Swaps de taxas de juro, troca de uma taxa de juro fixa por uma variável ou vice-versa. Os Forwards, activos a prazo, idênticos aos futuros, com a diferença de serem efectuados em OTC. 

Os CDS, seguros contra o incumprimento de um activo detido em carteira (e.g obrigações do tesouro). Os CFD, activos alavancados, cristalizados na diferença entre o preço de compra/venda hoje e o fecho da posição no futuro, entre um investidor e uma contraparte.

A alavancagem permitida pelos derivados torna estes instrumentos muito populares entre os concorrentes do Jogo da Bolsa.

Publicado no Jornal de Negócios, página 46, dia 23 de Novembro de 2011.

http://www.scribd.com/doc/75311653/Jornal-de-Negocios

Paulo Monteiro Rosa, economista, 23 de Novembro de 2011


Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores

Economista

A minha foto
Naturalidade Angolana
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.