Since December 25th, 2010

Translate

sexta-feira, 3 de maio de 2019

O PIB dos EUA

Nos EUA, tanto o número de novos detentores de casas para habitação quanto o número de novos negócios estão em declínio. E olhar para a valorização do mercado acionista e para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 3,2% no primeiro trimestre, melhor que o esperado, divulgado no dia 25 de abril, não muda essa realidade. Além disso, o PIB cresceu bastante acima dos 2,3% esperados, em grande parte, devido à variação dos stocks em cerca de 0,7 pontos percentuais.

As pessoas desejavam, obviamente, que o ciclo de expansão durasse para sempre, mas, infelizmente, todo o ciclo termina.

Os ciclos económicos vão sempre existir (nascem, crescem, amadurecem e morrem). O ciclo de crescimento que começou em 2009 poderá estar a chegar ao fim. Os sinais estão em toda parte, apesar do forte crescimento de 3,2% do PIB no primeiro trimestre de 2019. O PIB é a medida padrão para aferir a expansão, estagnação ou recessão de uma economia, mas é apenas uma métrica. Podemos ter um crescimento do PIB, enquanto a maior parte da economia está estagnada e os ativos perdem valor. Provavelmente, existem variáveis económicas mais eficientes para aferir uma expansão do que o PIB.

Talvez os volumes de vendas, preços, lucros, aumentos salariais e participações sustentadas em novas empresas e residências possam ser melhores indicadores para nos fornecer uma ideia sobre o crescimento de uma economia, para aferirmos se realmente é sustentado.

Todas essas medidas de expansão estão estagnadas, indicando que os estímulos quer monetários quer orçamentais podem estar a ser inócuos para relançar o crescimento económico novamente por mais uns anos.

Os lucros das empresas têm aumentado, no entanto as vendas não têm subido, nem as margens de lucro bruto estão em alta. As cotações das açÕes têm subido continuamente desde o início do ano, mas, em boa parte, devido à redução das estimativas de lucros. A maior parte das empresas, nomeadamente as mais importantes, superaram os resultados baseados em baixas estimativas.

No mercado imobiliário as vendas estão a desacelerar enquanto os preços continuam a subir, mas a taxas muito mais lentas do que no passado. Cresce a ritmos decrescentes. Essa é uma característica da atividade numa fase do ciclo já bem adiantada, quando já começa a querer quebrar a tendência de alta.

As vendas estão em declínio à medida que o número de compradores é cada vez menor, e os aumentos de preços se tornam marginais.

As vendas globais de telemóveis e veículos de marcas conceituadas estão a desacelerar, indicando que o esgotamento do ciclo é a nível mundial. Mais uma vez, esse é um sinal atribuído à fase final do ciclo económico. As tendências que alimentaram a narrativa de crescimento forte em todos os lugares e em todos os setores estão a desaparecer, apesar das tentativas para estimularem o crescimento.

Em grande parte, são as empresas e os detentores de novas casas que impulsionam a expansão. Os investidores, ou quem realiza a aquisição de um imóvel, compram casas, móveis, investem em restauro das casas, e adquirem novos eletrodomésticos, enquanto as novas empresas compram equipamentos, contratam trabalhadores e assinam serviços profissionais: desde a contabilidade à solicitação de seguros necessários à atividade.

Os preços estão a atingir níveis provavelmente elevados. Porquê? Os preços das casas e dos arrendamentos nas grandes cidades, dos restaurantes mais caros e de renome, da construção, dos carros e camiões estão a ficar inacessíveis para uma grande parte da população que trabalha. Os planos de saúde e de assistência médica são demasiadamente caros. O preço das televisões e de outros bens tecnológicos tem descido, mas alguns itens têm de concorrer para conter a inflação baixa! Os serviços têm um custo cada vez mais incomportável.

O aumento dos preços também são sinais de final de ciclo. Para continuarem a ganhar dinheiro, as empresas precisam de aumentar os preços, visto que estão a vender menos, e cortar nos custos.

Então a subida do mercado acionista, baseado na confiança de que um forte crescimento está começando de novo, é um paradoxo? Não, porque é uma tendência adiantada do ciclo económico.

As primeiras dúvidas desencadearam o declínio de outubro a dezembro, e a forte recuperação deste ano, quando a FED sinalizou que "faremos o que for preciso", é muito típica do processo de cobertura de fim de ciclo tardio.

Paulo Rosa, In Vida Económica, 3 de maio 2019



Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores

Economista

A minha foto
Naturalidade Angolana
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.