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quarta-feira, 16 de março de 2022

Gasolina acelera inflação

Na última semana, a cotação do barril de petróleo desceu mais de 30% e regressou a valores inferiores aos 100 dólares. A guerra na Ucrânia tem pressionado os preços da energia, dos metais e dos produtos agrícolas, mas o recente surto de Covid-19 na China, o pior desde março de 2020, poderá desencadear novas restrições nas principais cidades, abrandar a economia chinesa e diminuir a procura de petróleo. Adicionalmente, a esperança de que a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos possam aumentar a produção de petróleo também aliviou a cotação. Preços dos combustíveis fósseis elevados incentivam a procura de energias alternativas, nomeadamente renováveis, e aceleram a transição energética, cenário que não interessa aos países cujas economias estão sobretudo assentes nas receitas das exportações de petróleo e gás natural. Entretanto, nos últimos dias o preço de um galão de gasolina nos EUA atingiu os 4,69 dólares, recorde histórico, acima dos 4,10 dólares registados em julho de 2008. Se em fevereiro a inflação nos EUA já havia sido penalizada pelo preço da gasolina, em março a intensificação da inflação será novamente uma realidade alicerçada na subida dos preços dos combustíveis.

Em fevereiro, nos EUA, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) subiu 7,9% em termos homólogos, e os aumentos dos preços da gasolina, das rendas de casa, da alimentação e dos veículos usados representaram 67% dessa subida. 

Nos EUA, o preço da gasolina aumentou 38% entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2022 e respondeu por 1,3 pontos percentuais (pp) da subida de 7,9% do IPC. O item gasolina pesa 3,72% no IPC norte-americano e nos últimos 12 meses foi responsável por quase um quinto do aumento no agregado dos preços nos EUA. A subcategoria carros e camiões usados, cujo peso é de 4,17% no índice de preços, subiu 41,2% e respondeu por 1,6 pp da subida do IPC. Os preços da gasolina e dos veículos usados pesam menos de 8% na formação do IPC, mas foram responsáveis por 37% da subida. Os preços da alimentação aumentaram 7,9% nos últimos 12 meses, valores idênticos à subida do agregado do IPC, contribuindo para 1 pp da alta dos preços. Os custos das mensalidades com a habitação (‘shelter’), cujo peso de 32,8% é o mais elevado no índice de preços, aumentaram 4,7% entre fevereiro de 2021 e fevereiro deste ano, e representaram 1,4 pp da subida de 7,9% do IPC. Os preços dos veículos novos pesam 4,1% no IPC, subiram 12,4% em fevereiro relativamente ao mês homólogo do ano passado e contribuíram para um aumento de 0,5 pp. As subcategorias mobiliário e utensílios domésticos, e vestuário e calçado subiram 10,6% e 6,6%, respetivamente, nos últimos 12 meses, talvez mais impulsionados pelo aumento da procura reprimida pela pandemia.

Em termos mensais, a alta do preço da gasolina respondeu por quase um terço da subida do IPC em fevereiro relativamente a janeiro, um aumento de 6,6%. Todavia, em janeiro o preço da gasolina tinha-se mantido inalterado, mas nesse mês o custo da eletricidade havia aumentado 4,2%, explicando quase 15% do aumento do IPC. Gasolina e eletricidade representam 85% do item energia. Os gastos com arrendamento de casa cresceram 0,6% em fevereiro, significativamente acima da média mensal do último ano, e representaram 20% do aumento do IPC. Os preços com alimentação aumentaram 1,1% e espelharam 15% da subida mensal do IPC. Em fevereiro, os preços dos serviços de transporte subiram 1,6%, e responderam por 9% da subida mensal, com maior destaque para a manutenção e reparação de veículos, bilhetes de avião e seguro automóvel. Além disso, os preços dos seguros sofreram um agravamento mensal generalizado, à semelhança do mês de janeiro, tais como os seguros de saúde. Os preços dos carros e camiões usados desceram 0,2% em fevereiro e desde o verão do ano passado têm estabilizado, refletindo uma gradual melhoria nas cadeias de abastecimento e na recuperação do setor dos semicondutores.

A NAIRU (‘non-accelerating inflation rate of unemployment’), ou seja, o nível de emprego acima do qual não há aceleração da inflação é de 4,4% de acordo com a Reserva Federal de St. Louis. E o choque da oferta de trabalho impulsionado pela covid-19 provavelmente aumentou ainda mais a NAIRU. Mas a taxa de desemprego nos EUA de 4%, inferior à NAIRU, não tem acelerado a inflação. O quase pleno emprego, refletido no nível histórico de ofertas de emprego, tem impulsionado o aumento dos salários em boa parte das empresas norte-americanas, subidas que têm sido absorvidos pelos ganhos de produtividade. Os serviços são mais intensivos em mão de obra, mas os preços da educação, cuidados de saúde, medicamentos, material escolar, comunicações, entretenimento e tecnologia mantêm-se relativamente estáveis. Na alimentação a subida dos preços é mais elevada em casa comparativamente a fora de casa. O setor dos serviços representa 77% da economia norte-americana.

 

Paulo Monteiro Rosa, 16 de março 2022 In VE




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Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.