Since December 25th, 2010

Translate

terça-feira, 29 de abril de 2014

Manual de Instruções

Mesmo os investidores que estão no mercado há alguns anos cometem erros de principiantes. Por vezes, é grande a tentação de quebrar a disciplina e deixar a emoção tomar conta da razão. Não devemos cair na tentação de comprar um título porque já caiu muito e está barato e o mesmo acontece com a subida. Nunca devemos ir contra o mercado. Porém, numa perspetiva de curto prazo, entrar e sair em poucas horas, pode ser uma boa aposta, desde que não se fique com o papel em carteira.

Outra situação frequente é ver investidores dentro mercado a desejar estar fora, e vice-versa. Estes devem desfazer as suas posições, rapidamente, se estão no mercado. E abrir posições caso estejam de fora, a ver o mercado a subir, desejando estar dentro. Neste caso, muitos não o fazem porque acham que os preços já subiram muito. No entanto, o mercado continua a subir e os investidores a perderem boas oportunidades… Se não é aconselhável "apanhar facas a cair" também não devemos "ter medo das altitudes".

Para quem negoceia em ações, poderíamos citar dezenas de regras. As que se seguem são apenas as que mais frequentemente são afastadas quando o entusiasmo supera a disciplina. Mais vale perder um ganho do que ganhar uma perda.

Regra nº 1: Só é útil pensar nos erros do passado para melhorar o método de investimento. É fundamental distinguir entre o que é um erro, onde houve falta de disciplina e falhas de estratégia, de um trade baseado num processo racional e que cumpriu todas as premissas mas que redundou numa perda, porque as variáveis em jogo são inúmeras e a aleatoriedade é elevada e uma realidade. Este último caso não é um erro.

Regra nº 2: Não achar que um título está barato porque a sua cotação é de cêntimos e de que está cara porque o seu preço é de centenas de euros. Olhar sempre à capitalização do título, ao produto entre o número de ações total da empresa e a cotação nesse momento.

Regra nº 3: Os títulos da baixa capitalização (Small Caps) têm volatilidades maiores. Podem ter retornos elevados, mas também avultados prejuízos. O retorno é proporcional ao risco. As Small Caps têm o problema da falta de liquidez, por isso são mais arriscadas.

Regra nº 4: O volume transacionado é fundamental para validar a entrada ou saída num título. Se o título está a perder volume é um sinal de fraqueza e devemos sair. Já o aumento do volume sinaliza pontos de entrada.

Regra nº 5: Estar no mercado quando a sua tendência é de alta. Estar fora do mercado quando a tendência é de baixa. É um erro pensar que se deve estar sempre no mercado, porque oportunidades existem sempre. Carl Sagan, no livro os "Dragões do Éden", refere que de alguma maneira a natureza criou um mecanismo biológico para os mamíferos permanecerem mais tempo a dormir e menos em vigília, porque assim a probabilidade de serem caçados pelos répteis era menor. Ao estarmos mais tempo ativos no mercado podemos ser surpreendidos por um bear market

Regra nº 6: Quando um título está muito longe da Média Móvel 200 dias (MA200), a cotação tende a ajustar, quer na subida quer na descida. Considero que existe espaço para correção quando o título está mais de 100% acima da MA200 dias ou, nas descidas, 50% abaixo da cotação.

Regra nº 7: Nunca cortar ganhos, enquanto a linha de tendência de alta não for quebrada ou se a cotação não estiver 100% acima da MA200 dias - ou seja, não tenha subido rapidamente nas últimas sessões - caso contrário a probabilidade de correção é muito elevada. Mas devemos sempre cortar as perdas - através de uma ordem stop (ou limite mental), pré-definida, baseada em determinadas notícias, ou no gráfico.

Paulo Monteiro Rosa, economista, in "Vida Económica", 7 de março de 2014

http://www.docstoc.com/docs/168946005/manual.instru%C3%A7oes


Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores

Economista

A minha foto
Naturalidade Angolana
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.