Since December 25th, 2010

Translate

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Estratégia de "Buy and Hold" das preferidas por Warren Buffet foi abandonada?

Atualmente o tempo médio de detenção de uma ação em carteira por um investidor tem diminuído significativamente. De facto, a Reuters estima que o período médio de detenção de ações norte-americanas foi de apenas 5 meses e meio em junho, contra 8 meses e meio há um ano. Estará a estratégia de “buy and hold” ultrapassada?

A sucessiva e previsível política monetária expansionista da Reserva Federal norte-americana tem contribuído para a paulatina subida dos mercados acionistas e tem dado aos “daytraders”, nomeadamente clientes de corretoras semelhantes à Robinhood, a oportunidade de abrirem uma posição compradora (ou vendedora) na abertura do mercado e encerrá-la todos os dias, especialmente no fecho da bolsa.

O anterior mínimo havia sido de 6 meses e foi atingido logo após a crise financeira de 2008. Em 1999, por exemplo, 14 meses eram a média. Segundo a Reuters, os dados recolhidos na Europa são semelhantes e mostram um período de retenção de ações em carteira que diminuiu para apenas 5 meses, abaixo dos 7 meses de dezembro passado.

O “para sempre”, período de detenção favorito de Warren Buffett, tem cada vez menos entusiastas, com o tempo médio que as ações passam num portfólio a atingir um nível recorde este ano, enquanto os investidores navegam nas oscilações do mercado para obter ganhos rápidos. O tempo em que os investidores detêm ações encolhe há décadas, mas a tendência agudizou-se este ano perante mercados voláteis.

Investimentos sem comissão e os algoritmos também contribuem para essa tendência. No entanto, as taxas de juros de 0%, os triliões de dólares em estímulos dos bancos centrais e dos governos e os altos níveis de incerteza causados ​​pela pandemia aumentaram o ímpeto dos negócios fáceis e rápidos. A estratégia de Buy and hold” está a ser ultrapassada pelo simples método do “buy and sell”.
Grosso modo, o capital não tem um preço graças a todos esses estímulos monetários. A crise da Covid-19 acelerou a tendência do curto prazo no investimento.

Enquanto isso, há pouca clareza sobre os ganhos futuros das empresas, as perspetivas económicas e a evolução da pandemia. Os índices de rotatividade, a percentagem de ativos da carteira substituídos num período de 12 meses, aumentaram para 92% no final de junho, face aos 85% no ano anterior, para um grupo de fundos globais de múltiplos ativos acompanhados pela Lipper, entidade da Thomson Reuters que classifica fundos de investimentos entre outras análises financeiras. A tendência garantiu retornos interessantes para os negociadores ágeis, mas também coloca questões sobre a estabilidade do mercado quando o estímulo desaparecer.

Mas os investidores de “buy and hold” tiveram até agora um ano difícil, não obtendo, em boa verdade, qualquer ganho. As ações perderam cerca de 40% e recuperaram dessa queda no espaço de apenas três ou quatro meses. Após a crise financeira de 2008, movimentos de tal magnitude ocorreram durante um período de três anos.

As estratégias de baixa rotatividade enfrentam dificuldades no atual ambiente, pois não são tão duradouras contra as rápidas rotações que ocorrem nos setores e face a diferentes estilos de investimento. De realçar o impulso dado à “Quarta Revolução Industrial” e o desempenho das FAAMG em tempos de Covid-19.

Todavia, o que acaba por influenciar o desempenho da cotação das ações no longo prazo são os resultados. É necessário manter bons investimentos por um longo período de tempo para estudar, avaliar e observar as empresas a executarem as suas decisões de negócios.


Paulo Rosa, In Vida Económica, 7 de agosto de 2020

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores

Economista

A minha foto
Naturalidade Angolana
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.