Since December 25th, 2010

Translate

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

De beginner a expert

Os primeiros lugares estarão reservados para os jogadores que apostem em ativos financeiros alavancados.
 
Os principiantes no jogo de bolsa, bem como os aforradores que pretendam alocar parte da suas poupanças nos mercados de capitais, começam muitas vezes por perguntar como se formam as cotações das ações, obrigações ou qualquer outro ativo financeiro que tenha subjacente uma compra ou uma venda.

A formação dos preços é ditada pela lei da oferta e da procura, existindo um número de pretensões de compra e de venda a um determinado preço e respetiva quantidade pretendida a adquirir ou a alienar, ordenado por ordem de chegada e por preço. Logo, e a cada momento, o melhor comprador será sempre aquele que oferece o preço mais elevado por um determinado título e o melhor vendedor será aquele que oferece uma determinada quantidade de títulos ao preço mais baixo, surgindo, assim, os investidores interessados em comprar e vender um designado título e a que muitos chamam de COF (Comando de Ofertas).
 
Mas como se forma a cotação de um título? De onde surge? Questionam muitos curiosos desconhecedores dos mercados, mas que mostram interesse em aprender e iniciar a participação no jogo de bolsa ou a investir no mercado real, para aí alocarem algum dinheiro que tenham disponível para adquirirem títulos que tenham um retorno superior ao dos depósitos a prazo, mas com um risco acrescido. O retorno é proporcional ao risco, e quanto maior for o retorno esperado de determinado título maior será o risco inerente. Podendo existir ativos financeiros com um risco semelhante, mas com um retorno maior, logo estes títulos têm um índice de Sharpe superior e devem ser os preferidos numa escolha criteriosa com base neste indicador [Sharpe] fundamental de alocação de dinheiros em ativos financeiros nos mercados de capitais.

Em suma, e socorrendo-nos da física, a cotação é a cada momento o resultado do encontro entre um comprador e um vendedor, desaparecendo de seguida essas pretensões e gerando-se o negócio. Tal como quando a matéria e antimatéria se chocam, restando apenas uma quantidade de energia libertada, ou seja, resulta num negócio e na cotação de um título.

Porém, a probabilidade de um jogador principiante ser o vencedor ou obter uma excelente classificação nos primeiros lugares é bastante remota. Mas, apesar de um sucesso muito pouco provável em termos de tabela classificativa, irá ser compensado, com certeza, pelas lições válidas sobre os mercados financeiros. O vencedor do jogo será muito provavelmente um jogador que seja um investidor com uma vasta experiência nos mercados financeiros, e munir-se-á de ferramentas e instrumentos financeiros mais sofisticados e complexos. Os primeiros lugares estarão reservados para os jogadores que apostem em ativos financeiros alavancados, como CFD, futuros e forex, e no limite da exposição permitida pelo saldo da conta.

Paulo Rosa, Jornal de Negócios, 2 de dezembro 2019

https://www.jornaldenegocios.pt/negocios-iniciativas/jogo-da-bolsa/detalhe/de-beginner-a-expert






Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores

Economista

A minha foto
Naturalidade Angolana
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.