Since December 25th, 2010

Translate

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Escandinávia em contraciclo monetário

Praças norte-americanas renovam máximos históricos consecutivos.

PAULO ROSA  20 dezembro 2019, Jornal Económico

Economista e sénior trader do Banco Carregosa

As ações dos EUA renovaram máximos históricos, porém durante a semana os ganhos foram modestos, à medida que os investidores digeriam uma quantidade significativa de notícias: desde empresariais, passando pelo "impeachment" e o recuo das preocupações. Os títulos do tesouro caíram e a libra esterlina enfraqueceu, depois dos fortes ganhos após as eleições. As ações tecnológicas continuam a liderar os ganhos dos índices.

O governador da Reserva Federal Lael Brainard alertou sobre os perigos que uma moeda digital, proposta pela gigante Facebook, a "libra", que poderá representar para os consumidores e para a estabilidade financeira, oferecendo uma ferramenta potencialmente valiosa para criminosos.

O banco central da Suécia elevou, ontem, a taxa de juro de referência de -0,25% para 0%, a primeira alta desde dezembro de 2018. A decisão já tinha sido antecipada pelos analistas. De fevereiro de 2016 até ao final de dezembro de 2018, a taxa fixou-se em mínimos históricos nos -0,50%.

O RiksBank é dos primeiros a ter uma política monetária contracionista há mais de um ano, em contraciclo com as principais economias mundiais que estão a acentuar as suas políticas expansionistas, nomeadamente o Banco Central Europeu e a Reserva Federal norte-americana.

O Banco Central da Noruega manteve em mínimos históricos as taxas de juro diretoras nos 0% entre 2016 e 2018, e desde essa data já subiu por quatro vezes a taxa de juro, quedando-se atualmente nos 1,5%. O mercado imobiliário na península escandinava já se ressente da subida das taxas de juro e os preços tem estado em queda.

A confiança empresarial alemã, medida pelo IFO, melhorou em dezembro pelo terceiro mês consecutivo, um sinal de que os fabricantes germânicos estão a começar a ver uma saída para o abrandamento económico, depois de um ano que deixou a maior economia da Europa muito perto da recessão no terceiro trimestre.

As acções alemãs registaram máximos de quase dois anos, muito perto dos valores históricos, no início da semana, mas nas sessões seguintes pautaram-se pela tomada de mais valias, com os fabricantes de automóveis a liderar o declínio do mercado e os investidores a ponderarem sobre a evolução das negociações comerciais entre os EUA e a China e as notícias empresariais.

BOLSA

AÇÕES NACIONAIS

A empresa chinesa China Communications Construction (CCC) estuda a aquisição de 30% do grupo português Mota-Engil. Assina contrato de 220 milhões de euros com a Guiné-Conacri e ganha contratos de 450 milhões nas Honduras, Angola e México. A cadeia de supermercados Biedronka, da Jerónimo Martins, pretende aumentar os salários em 350 zlotys mensais em 2020. Francisco Simão renúncia aos cargos na administração dos CTT. A EDP Renováveis ganha contrato de 33MW em leilão eólico na Grécia.

EMPRESAS

AÇÕES INTERNACIONAIS

A Nordea entrou em acordo com a Societe Generale para adquirir todas as ações da SG Finans, por 575 milhões de dólares, e pretende combinar os negócios com a empresa financeira pan-nórdica da Nordea, Nordea Finance. A empresa química suíça Clariant acordou em vender a unidade de ' negócios Masterbatches à norte-americana dos polímeros PolyOne por 1,56 mil milhões de dólares e irá distribuir mil milhões de euros pelos accionistas, três francos suíços por acção, um "dividend yield" de 14%.

PALÁDIO

Novos máximos históricos para o ' paládio. Esta semana subiu acima dos dois mil dólares/onça pela primeira vez, estendendo o avanço anual alimentado por uma economia global deficitária nesta matéria- -prima e com o sucessivo aumento da procura.

O paládio valoriza cerca de 60% este ano, com os analistas do mercado realçando que será difícil preencher o défice desta matéria-prima.

Nem tudo o que reluz é ouro e o paládio é atualmente também uma reserva de valor. 






Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores

Economista

A minha foto
Naturalidade Angolana
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.