Since December 25th, 2010

Translate

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Uma semana de tréguas...

Porém, os pedidos de subsídio de desemprego semanais nos EUA atingiram níveis históricos, ascendendo aos surpreendentes 3,3 milhões, quando eram estimados 1,5 milhões.

Os mercados respiraram após várias semanas de quedas bastante significativas, num movimento suportado, e de resposta, aos consideráveis estímulos monetários e orçamentais, dos vários bancos «centrais e dos principais governos mundiais, nomeadamente a aprovação pelo senado dos EUA de um pacote de estímulos orçamentais no montante de 2 biliões de dólares, cerca de 10% do PIB norte-americano. Uma semana de tréguas. .. das fortes quedas diárias de 10%! De realçar que os mercados se encontravam extremamente "sobrevendidos" em termos técnicos, com os índices substancialmente abaixo da Média Móvel de 200 dias (MA200), a aliviarem essa tensão e a preferência por liquidez das últimas semanas a refrear. O índice norte-americano Dow Jones registava no início da semana uma queda em março de 26%, aproximando-se da maior queda mensal de sempre em setembro de 1931, de 30%, durante a grande depressão. Há 89 anos!

Estamos a viver tempos únicos e a palavra chave nos mercados é volatilidade, perante a incerteza do impacto do coronavírus na saúde pública e na economia. Dificilmente o mercado recuperará, sustentadamente, enquanto o índice de volatilidade do S&P 500, o VIX, se mantiver em valores acima dos 30 ou 40 pontos.

Os pedidos de subsídio de desemprego nos EUA atingiram esta semana quase 3,3 milhões. A semana passada tinham subido 70 mil dos 211 mil para 281 mil. Na crise financeira de 2008 estes números andavam pelos 600 mil. Mais de 40N0 mil indiciam recessão.

O IFO alemão, indicador de confiança industrial, caiu para 86.1 no presente mês, o seu valor mais baixo desde a crise financeira de 2008, mais precisamente desde julho de 2009 quando registou 80 pontos, o valor mais baixo desde que é medido. Também a confiança das empresas francesas caiu num ritmo recorde em março, penalizada pelas paralisações relacionadas com o coronavírus.

O mercado europeu de primários, novos títulos de obrigações, está a ter a semana mais movimentada em mais de dois meses, com os pacotes de estímulo estatal cada vez mais agressivos a convencerem os investidores.

No final da semana, o Banco Central Europeu informou que iniciou a compra de títulos sob o seu plano de emergência de 750 mil milhões de euros para combater o surto de coronavírus.

A economia de Espanha está paralisada e a indústria turística, vital para país vizinho, está encerrada. O Banco da Inglaterra desencadeou uma quantidade significativa de estímulos para a economia do Reino Unido nos últimos quinze dias, corroborados na reunião de quinta-feira, na qual realizou um balanço. Perante a considerável fragilidade em que se encontra a sua economia, Itália pode reforçar as defesas contra aquisições hostis.

O Fundo soberano da Noruega está a ponderar e, provavelmente, reequilibrará a sua carteira através da compra de mais ações, depois de registar uma perda de 16% desde o início de 2020. 

Paulo Rosa, 27 de março 2020, Jornal Económico


Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores

Economista

A minha foto
Naturalidade Angolana
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.